banner

 

Colonialismo

ANTECEDENTES
ocorrências anteriores na circunscrição dos Macondes, a que foi atribuído carácter subversivo

No dia 27 de Abril de 1960, apresentaram-se na administração da circunscrição dos Macondes, no norte de Moçambique, seis homens e uma mulher…

1961

No espaço de dois meses, o governo de Salazar criou formalmente, pela mão do ministro do Ultramar, Adriano Moreira, dois campos de concentração, eufemisticamente denominados "campos de trabalho":

  • A Portaria n.º 18539, de 17 de junho de 1961 (ver anexo…

1970 é o ano em que, enfim, o ditador António Oliveira Salazar morre, a 27 de julho, com 81 anos de idade, tendo-lhe sucedido, dois anos antes, Marcelo Caetano.
Foi um ano marcado por importantes acontecimentos respeitantes à guerra colonial, que, iniciada em Angola em 1961, se arrastava…

fevereiro de 1953

Em fevereiro de 1953, agitando o perigo de uma conspiração comunista visando criar um governo dos nativos na então colónia portuguesa de S. Tomé, o governador Carlos Gorgulho fomentou uma onda de repressão que resultou num número ainda hoje indeterminado de mortos.
Muitos foram abatidos a…

COTONANG E LAGOS & IRMÃO

A cultura obrigatória do algodão foi adotada em Angola em março de 1947, quando o governo português atribuiu à COTONANG (Companhia Geral dos Algodões de Angola), um consórcio luso-belga criado em 1926, uma concessão de cerca de 80.000 Km2 na…

Desde abril de 1959 que os marinheiros, estivadores e trabalhadores das docas do porto de Pidjiguiti organizavam reuniões para discutir aumentos salariais, reuniões que terão contado com a intervenção de Carlos Correia, que se mantinha em contacto com Luís Cabral e Amílcar Cabral. Além de…