banner_dossier_amilcar_cabral

 

Guerra Colonial - Tarrafal 50 anos depois

Tipologia
Exposições
Autor
SPA
Editora
CM Coruche
Local Ed.
Coruche
Fonte
https://www.cm-coruche.pt/noticias_impt1/item/3397-exposicao-guerra-colonial-tarrafal-50-anos-depois-pelas-comemoracoes-do-25-de-abril
Data
2022

No âmbito das comemorações dos 48 anos do 25 de Abril, a Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe, de 9 de abril a 8 de maio de 2022, a exposição “Guerra Colonial - Tarrafal 50 anos depois”, uma retrospetiva do início da Guerra Colonial e da reabertura do Campo do Tarrafal, em Cabo Verde. Produzida pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a exposição recorda os anos da guerra colonial, incluindo mapas, fotografias e livros que ajudam a traçar o caminho do conflito e a identificar protagonistas. 

O Tarrafal fechou definitivamente no dia 1 de Maio de 1974 e os detidos foram enviados para os seus países, onde tiveram papel destacado na criação dos respetivos Estados. A esse propósito, a exposição assinala em três dos painéis a influência de Adriano Moreira na manutenção do regime colonial, recordando o seu papel como subsecretário de Estado da Administração Ultramarina entre 1960 e 1961, passando nesse ano a ministro do Ultramar, onde permaneceu em funções até 1963. A exposição “Guerra Colonial - Tarrafal 50 anos depois” deixa um testemunho de memória sobre uma página ainda muito viva e sempre presente da vida coletiva portuguesa antes da chegada da Liberdade e da Democracia, homenageando simultaneamente os criadores portugueses que viveram e sofreram na carne a guerra e o exílio.