banner

 

Henrique Vale Domingues Fernandes

012166
4248
Data da primeira prisão

Grumete de manobras do "Bartolomeu Dias", nascido a 24-08-1913, em Lisboa, filho  de José Rosa Fernandes e de Florinda Vale Domingues Fernandes.
Membro da ORA-Organização Revolucionária da Armada, acusado de "insubordinação" (Revolta dos Marinheiros), foi entregue à PVDE pelas autoridades de Marinha em 8 de setembro de 1936, recolhendo ao 3.º Posto da 14.ª Esquadra - «Mitra». Dez dias depois, deu entrada na Penitenciária de Lisboa.
Julgado pelo Tribunal Militar Especial em 14 de Outubro de 1936, foi condenado a quatro anos de prisão maior celular, seguidos de oito anos de degredo ou, em alternativa, na pena de dezasseis anos de degredo em possessão de 2ª classe. Interpôs recurso, tendo o mesmo tribunal, em decisão de 21 do mesmo mês, confirmado a sentença, quando Henrique Fernandes já ia a caminho do Tarrafal, pois embarcara para Cabo Verde no dia 17 de Outubro de 1936.
Depois de mais de cinco anos de cativeiro, faleceu no Campo de Concentração em 7 de Janeiro de 1942, com apenas 28 anos de idade.
A família não terá sido sequer avisada do seu óbito, tendo a irmã, Gabriela Fernandes, sabido do sucedido por ter sido devolvida uma encomenda enviada para a Colónia Penal.
Com data de 26 de Abril, enviou uma carta ao director da PVDE a solicitar informação da data da morte.