banner

 

Adelino Mendes

Adelino Mendes,
5092
Data da primeira prisão

Natural da Lousã, nasceu em 8 de janeiro de 1910, filho de Luís Mendes e de Maria da Piedade.
Grumete de manobras no Aviso "Gonçalo Velho" e militante da ORA-Organização Revolucionária da Armada, participou na "Revolta do Marinheiros", a 8 de setembro de 1936 - onde morrerá o seu amigo Ismael Fernandes.
Capturado em data incerta, é entregue à PVDE a 28 de outubro de 1936 pelos Serviços Auxiliares de Marinha (até essa data esteve preso no Quartel de Marinheiros) - a PVDE liberta-o em 26 de dezembro de 1936.
A PVDE volta a capturá-lo, "para averiguações", um ano depois, a 15-01-36, enviando-o (incomunicável) para uma esquadra e, de seguida, para o Reduto Norte do Depósito de Presos de Caxias e, de seguida, para a 1.ª Esquadra. Julgado em Tribunal Militar Especial, é condenado a 20 meses de prisão correccional e na perda de direitos políticos por 5 anos. 
Restituído à liberdade em 18 de outubro de 1939, consegue trabalho na marinha mercante e procura exílio em Cuba, onde participou nas atividades do Partido Socialista Popular, tendo sido condecorado, a título póstumo, por Fidel Castro, com a Medalha de Combatente da Luta Clandestina.