banner

 

Fernando Macedo de Sousa

Fernando Macedo de Sousa
222
Data da primeira prisão

Nasceu em Lisboa, em 22 de fevereiro de 1912, filho de Deolinda da Conceição Bárcea e Sousa e de João José de Macedo Sousa.
Empregado de escritório, estava filiado na Célula N.º 18 da Federação das Juventudes Comunistas Portuguesas, era o seu representante no Comité de Zona N.º 1 e integrava o Comité Regional de Lisboa da FJCP.
Preso em 9 de julho de 1933, quando participava numa reunião clandestina da Comissão Central das Juventudes Comunistas no Sindicato dos Compositores Tipográficos, foi julgado pelo Tribunal Militar Especial em 22 de janeiro de 1934, sendo condenado em dezoito meses de prisão correcional e perda dos direitos políticos por dois anos.
Transferido, em 9 de fevereiro, da Cadeia do Aljube para Peniche, em 16 de junho, foi internado, por quatro dias, no Hospital de S. José. Passou, em 20 de junho, para a 1.ª esquadra, seguindo para Peniche em 17 de agosto e foi libertado em 29 de dezembro, por ter terminado a pena imposta pelo TME.
Continuou a manter atividade política, nomeadamente na instalação de uma tipografia clandestina. Também terá trabalhado em tipografias relacionadas com o Socorro Vermelho Internacional e a Comissão Inter-Sindical, sendo, por isso, procurado pela polícia desde julho de 1936.
Preso novamente em 2 de julho de 1937, “para averiguações”, recolheu, incomunicável, a uma esquadra e, em 12 de maio, seguiu para o Aljube, sendo deportado, em 5 de junho, para o Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo Verde. Abrangido pela amnistia estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 35.041, de 18 de Outubro de 1945, foi libertado do Tarrafal em 24 de novembro de 1945, ficando a aguardar embarque para Lisboa.
Regressou em 1 de fevereiro de 1946, no navio “Guiné”. Militante Comunista desde 1931, afastou-se das suas orientações durante a sua deportação no Tarrafal, onde partilhou as posições de José de Sousa e integrou o Grupo dos Comunistas Afastados, tendo os seus aderentes sido expulsos em 1943. Sobreviveu alguns anos ao 25 de Abril de 1974.