banner

 

Mário Batista dos Reis

Mário Batista Reis ou Mário B. Reis
ou Mário B. Reis
13275
Data da primeira prisão

Nasceu em Santa Isabel, Lisboa, em 14 de novembro de 1910, filho de Elvira Augusta dos Reis e de Cesário Batista dos Reis.
Quando estudante, foi preso em 20 de novembro de 1932, acusado de manter contactos com o comunista Miguel Wager Roussell, então refugiado em Madrid e procurado pela polícia, sendo libertado a 28 de novembro.
Próximo do Partido Comunista, embarcou, em setembro de 1936, com o irmão Manuel e a cunhada Lídia Nolasco da Silva, no navio “Belle Ile”, com destino ao Havre, com objetivo último de chegar a Espanha e ajudar a causa republicana. Chegado em novembro, alistou-se nas Brigadas Internacionais e, por intermédio de Jaime de Morais, integrou o restrito grupo de portugueses que recebeu formação na Escola de Artilharia N.º 2, em Lorca, Valência, reservada à formação de oficiais espanhóis. Comandou, em março de 1938, uma bateria da unidade de artilharia de Almansa e, em 30 de outubro, foi-lhe reconhecida a sua ação em combate e promovido, talvez, a capitão.
Com o fim da guerra, refugiu-se em França, onde esteve internado, primeiro, no campo de concentração de Argelés-sur-Mer, num extenso areal junto ao mar Mediterrâneo guardado por senegaleses, e depois, em abril de 1939, no de Gurs. Regressou, em junho de 1940, ao primeiro campo e solicitou o repatriamento para Portugal.
Preso, em 16 de abril de 1941, no posto fronteiriço de Beirã, recolheu, no dia seguinte à 1.ª esquadra e transferido, em 1 de maio, para a Cadeia do Aljube,  em 15 de maio, para Caxias e, em 22 de junho, para Peniche. Regressou a Caxias em 19 de junho de 1942 para embarcar, no dia seguinte, no “Mouzinho de Albuquerque”, sem julgamento, a caminho do Campo de Concentração do Tarrafal.
Abrangido pela amnistia estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 35.041, de 18 de Outubro de 1945, regressou a Lisboa, no vapor “Guiné”, a 1 de fevereiro de 1946 e saiu em liberdade. Irmão do médico Manuel Batista dos Reis, militante comunista com um percurso muito próximo em Espanha.