banner

 

Esta plataforma foi criada em 2019, no âmbito da inciativa cidadã para criação de um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos em Lisboa.

Entretanto, agregou muitos outros materiais e colaborações, justificando assim que, em paralelo com a designação “memorial2019.org”, possamos hoje assumir também a designação genérica de memoriacomum.org.

Deste modo, julgamos abrir assim novas capacidades de conhecimento e de divulgação, em defesa da memória histórica.

Entendemos também que este esforço ganha especial relevância quando se assinala o cinquentenário do 25 de abril de 1974, sem esquecer as lutas que o antecederam.

José António Ribeiro Santos
Amílcar Cabral
Centro de Documentação do Tarrafal

Últimos artigos

Marcelo Rebelo de Sousa evoca Álvaro Siza Vieira enquanto autor do projeto do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974)

 Hoje, 19 de dezembro de 2023, a carreira do arquiteto Álvaro Siza Vieira foi homenageada com a entrega do Prémio da Fundação Ilídio Pinho no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.
Nessa circunstância, o Presidente da República referiu o seu envolvimento na conceção do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos, 

Oiça um excerto das palvras proferidas na Câmara Municipal de Lisboa:

 

 

Carta ao Presidente da República 04-10-2023

Presidente da República

Excelentíssimo Senhor
Presidente da República
Presidente da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Lisboa, 4 de outubro de 2023

Excelência,
Em 25 de abril de 2019, foi inaugurada na Estação Baixa-Chiado do Metropolitano de Lisboa, na sequência de uma iniciativa cidadã dos signatários, a versão digital do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) – que ali permaneceu um ano.
Em 19 de maio de 2021, na sequência das propostas apresentadas, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, a construção do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974), a instalar no Largo da Boa-Hora.
Em 21 de julho de 2022, elementos da comissão organizadora da iniciativa cidadã para a construção do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) reuniram com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, eng. Carlos Moedas. Aí foi reafirmado que a concretização do Memorial deveria estar incluída no cinquentenário do 25 de abril de 1974, manifestando o Presidente da CML o seu interesse em que o processo avançasse rapidamente, prevendo-se a designação a curto prazo da comissão de acompanhamento programada, que incluiria representantes dos proponentes.
Infelizmente, até à presente data, não se verificou qualquer ação daquela Câmara Municipal, apesar de alguns contactos verificados, a que, no entanto, não foi dada continuidade.
De igual modo, na reunião pública da Câmara Municipal de Lisboa de 27 de setembro de 2023, onde a questão foi suscitada, não se verificou nenhum esclarecimento sobre a situação, mas tão-só uma formulação genérica: “estamos a prever que nas Comemorações do 25 de Abril vamos ter este monumento aos presos políticos”.
Considerada a criação e os objetivos da Comissão Nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, afigura-se aos signatários que a edificação do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) se integra plenamente nos eixos estruturantes das comemorações, assegurando a justa homenagem devida aos muitos milhares de cidadãos que sofreram as perseguições do regime ditatorial, pagando muitas vezes com a morte o seu empenho na luta pela liberdade, sem esquecer o sofrimento das suas famílias e companheiros.
É assim que vimos propor a Vossa Excelência a inclusão da edificação do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) no Programa das Comemorações, assegurando a necessária articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, que assumiu a sua construção.

   C/C
   Primeiro-Ministro
   Ministro da Cultura
   Presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Antecipadamente gratos pela atenção dispensada, com os melhores cumprimentos

Alfredo Caldeira         
Artur Pinto              
Diana Andringa    
Helena Pato    
Joana Lopes
João Esteves
Luís Farinha
Margarida Tengarrinha
Sara Amâncio
Rita Veloso

Assembleia Municipal de 27-09-2023

Reunião da Assembleia Municipal de 27-09-2023

Na 109.ª reunião pública da CML, realizada a 27-09-2023, a questão do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) foi suscitada pela Vereadora do Bloco de Esquerda, Beatriz Gomes Dias, na sequência do memorando enviado ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara e a todos os restantes Vereadores.
O Vereador Diogo Moura interveio seguidamente, nos seguintes termos:
"Relativamente ao Memorial dos Presos Políticos, quero dizer à senhora Vereadora que será agora emitido um novo despacho para a  constituição de um novo grupo porque foram alterados os membros do mesmo e, portanto, estamos a prever que nas Comemorações do 25 de Abril vamos ter este monumento aos presos políticos e, portanto, já estamos em contacto com a entidade e logo que esteja formalizado os elementos do novo grupo de trabalho, voltamos ao trabalho sobre esta matéria."
Nenhum outro Vereador se pronunciou sobre a matéria e, muito menos, o Presidente da Câmara.
 

O Executivo da CML e o Memorial, 13 de setembro de 2023

CML

Em mensagem dirigida a cada um dos elementos que integram o Executivo da CML, insistimos pelo rápido esclarecimento da situação do Memorial, nos seguintes termos:

"Em 11 de julho do corrente ano, dirigimos ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a carta anexa, solicitando esclarecimento urgente da situação do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos, aprovado por unanimidade na reunião extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa de 19-05-2021 e que, até agora, não conheceu qualquer desenvolvimento que seja do nosso conhecimento.
Mais uma vez, não recebemos qualquer resposta.
Nesta circunstância, entendemos enviar a todos os vereadores do Município a presente mensagem, solicitando adequada intervenção com vista ao cumprimento atempado da decisão oportunamente adotada
."

Esta mensagem foi enviada ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e  Vereadores/as Joana Almeida, Filipa Roseta, Diogo Moura, Ângelo Pereira, Sofia Athayde, Rui Tavares, Paula Marques, Inês Drummond, Pedro Anastácio, Cátia Rosas, Floresbela Pinto, João Ferreira, Ana Jara, Beatriz Gomes Dias.

O Memorial e a CML, 11 de julho de 2023

Largo da Boa-Hora, Lisboa

 

 

Mensagem enviada ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

 

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, eng. Carlos Moedas

25-04-2019: Inaugurada na Estação Baixa-Chiado do Metropolitano de Lisboa, na sequência de uma iniciativa cidadã, a versão digital do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos;
19-05-2021: Aprovada na reunião extraordinária da Câmara Municipal de Lisboa, por unanimidade, a construção do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974), a instalar no Largo da Boa-Hora;
21-07-2022: Elementos da comissão organizadora da iniciativa cidadã para a construção do Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974) reuniram com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, eng. Carlos Moedas. Aí foi reafirmado que a concretização do Memorial deveria estar necessariamente concluída até ao cinquentenário do 25 de abril de 1974, manifestando o Presidente da CML o seu interesse em que o processo avançasse rapidamente, prevendo-se a designação a curto prazo da comissão de acompanhamento programada.
11-07-2023: Até à presente data nada foi concretizado pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo menos com o nosso conhecimento e apesar de alguns contactos esporádicos.

Nestes termos, solicitamos um esclarecimento urgente de V. Exa., tendo em vista a concretização da iniciativa projetada.

Notícias

As esquadras e postos da PSP constituiram, pelo menos até 1938 (entrada em funcionamento pleno das instalações da PVDE na Rua António Maria Cardoso), a principal estrutura logística da repressão política, onde os presos eram colocados em situação de incomunicabilidade e onde decorriam sistemáticas sessões de tortura.

Aceda à página Temas em Destaque, en que se  reunem artigos sobre variados temas, organizados em quatro grandes grupos: Ditadura | Resistência | Momentos | Memória. Pode também conhecer centenas de notas biográficas e 161 resumos das circunstâncias da morte de quantos ficaram pelo caminho.