banner_dossier_amilcar_cabral

 

O Tarrafal em sons

Ao longo dos anos, foram sendo recolhidos registos áudio de sobreviventes, familiares e estudiosos do Campo de Concentração do Tarrafal. 
 

Entretanto, convém referir que os Arquivos da RTP guardam parte importante desse acervo documental, correspondendo a reportagens, programas e entrevistas realizadas - bastando, para o efeito, escrever a palavra "Tarrafal" na pesquisa disponibilizada por esses arquivos. Proximamente, daremos informação mais detalhada.

Um dos registos sonoros ali guardados refere-se à visita que o então "ministro do Ultramar" Adriano Moreira fez à vila do Tarrafal em agosto de 1962, deslocando-se também ao campo de concentração que reativara no ano anterior. O registo sonoro disponibilizado refere-se apenas à sessão realizada na vila, com intervenção do Presidente da Câmara que afirmou, designadamente, que "os caboverdianos, como bons portugueses que são, podem cair de joelhos, mas apenas para servirem de degrau junto ao altar da Pátria", sendo então governador da colónia de Cabo Verde o tenente-coronel Silvino Silvério Marques. No excerto acessível do discurso do ministro do Ultramar, Adriano Moreira, este afirma: ""é um caso como que único: estas terras de Cabo Verde parece que desde a noite dos tempos estiveram adormecidas no meio do mar à espera de poderem ser Portugal". E seguem-se os aplausos.