banner

 

Museu do Aljube - Resistência e Liberdade

Data

Inaugurado em 25 de abril de 2015, este museu municipal é dedicado à história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia. 
É um sítio musealizado e um museu histórico que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização da memória de luta contra a ditadura na construção de uma cidadania esclarecida e responsável e assumindo a luta contra o silenciamento desculpabilizante, e muitas vezes cúmplice, do regime ditatorial que oprimiu o país entre 1926 e 1974.
Instalado na antiga Cadeia do Aljube, situada em Lisboa, na freguesia de Santa Maria Maior, foi um estabelecimento prisional que recebeu presos do foro eclesiástico até 1820, mulheres acusadas de delitos comuns até aos finais da década de 1920 e presos políticos do Estado Novo a partir de 1928 até ao seu encerramento em 1965. Foi posteriormente adaptado para presos de delito comum e ainda utilizado para instalação de diversos serviços do Ministério da Justiça.

Na sequência de contactos com o Ministério da Justiça e a Câmara Municipal de Lisboa, foi inaugurada, em 14 de abril de 2011, no edifício do Aljube uma exposição intitulada “A Voz das Vítimas”, promovida pela Fundação Mário Soares, pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e pelo NAM - Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! Essa exposição documental, com recurso a meios audiovisuais, visou dar a conhecer, devidamente contextualizados, aspetos essenciais da repressão durante a ditadura (1926-1974), ao mesmo tempo que exibiu os vestígios arqueológicos encontrados naquele local. Com esse objetivo procedeu-se à reconstituição do Parlatório e dos “curros#, dando voz às vítimas que passaram pelas cadeias da ditadura, “para honrar a sua memória e o seu sacrifício”.
Na sequência desta exposição a Câmara Municipal de Lisboa, que entretanto recebeu do Ministério das Finanças e do Ministério da Justiça a propriedade do Aljube, procedeu a obras de recuperação do edifício e à instalação deste Museu.

Rua de Augusto Rosa, 42 • 1100-059 Lisboa
Telefone: +351 215 818 535
https://www.museudoaljube.pt/
Email: info@museudoaljube.pt