banner

 

Museus e Memoriais da Resistência

Inaugurado em 25 de abril de 2015, este museu municipal é dedicado à história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia.  É um sítio musealizado e um museu histórico que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização da memória de luta contra a ditadura na construção de uma cidadania esclarecida e responsável e assumindo a luta contra o silenciamento desculpabilizante, e muitas vezes cúmplice, do regime ditatorial que oprimiu o país entre 1926 e 1974.
De âmbito multidisciplinar, o Museu Nacional Resistência e Liberdade terá como missão a preservação da memória histórica da Fortaleza de Peniche e da Luta do Povo Português, em particular, da Resistência à Ditadura, pela Liberdade e pela Democracia. Na sequência de protestos nacionais contra a tentativa de entrega da Fortaleza para instalações hoteleiras, decidiu-se preservar a integridade deste edificado histórico, militar e prisional, através de um projeto de musealização.
A 10 de junho de 2020, foi inaugurada na Estrada da Gibalta, em Caxias, em frente à estação ferroviária, junto da entrada da Quinta Real, uma peça escultórica da autoria de Sérgio Vicente, que pretende assinalar a libertação, a 26 de abril de 1974, dos presos políticos do Depósito de Presos de Caxias. 
Realizou-se no dia 9 de agosto de 2020 a reposição da placa que presta homenagem aos três trabalhadores portugueses dos caminhos de ferro, sindicalistas, executados pelas forças fascistas em Campobecerros, Castrelo do Val, Galiza, dias após o golpe de 1936.