banner

 

Novas biografias

Lisboa

A publicação de novas biografias de resistentes, tem decorrido com a colaboração empenhada de vários investigadores, com especial referência a Helena Pato e João Esteves. Queremos deste modo continuar a assinalar as lutas de muitas vítimas do fascismo. Já estão online centenas de biografias, com especial destaque para as notas biográficas de todos os presos da Fase I do Tarrafal e de uma percentagem assinalável de biografias de presos da Fase II (de Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde) - o que só tem sido possível com a colaboração entretanto estabelecida com a Associação Tchiweka de Documentação, de Angola, a Fundação Amílcar Cabral, de Cabo Verde, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, da Guiné-Bissau.

Um dos presos biografados, Acácio Tomás de Aquino, descreve asim uma das poternas da Fortaleza e São João Baptista, na Ilha Terceira, Açores, onde centenas de presos políticos foram sujeitos a grandes violências e, de entre eles, muitos foram embarcados na proimeira leva para o Campo de Concentração do Tarrafal: 
"Galeria subterrânea, muito húmida pela água que verte constantemente pelas paredes, a 5 metros de fundo, descendo-se por 22 degraus. Ao cimo, a porta de acesso tem um postigo com grade de ferro, única forma de ventilação. As necessidades fisiológicas eram satisfeitas a um canto, empestando o ambiente e, de vez em quando, era preciso subir-se até à porta para respirarmos mais à vontade." [O Segredo das Prisões Atlânticas]