banner

 

José Ferreira Galinha

José Ferreira Galinha
109
Data da primeira prisão

Nasceu em Arcos, concelho de Anadia (Cadastro Político), ou em Coimbra (RGP), em 20 de dezembro de 1897, filho de Rosa do Paraíso e de Joaquim Ferreira Galinha.

Referenciado como industrial e a residir em Arcos, foi preso pela primeira vez em 19 de novembro de 1927, “por suspeita de conspirar contra a situação”, e libertado em 2 de dezembro.

Serralheiro mecânico já a viver em Coimbra, militou, tal como o irmão Raul, no Partido Comunista, sendo o representante dos partidários da Comissão Inter-Sindical no Comité Sindicalista Revolucionário daquela cidade no âmbito da greve geral revolucionária de janeiro de 1934.

Preso em 17 de janeiro, em Coimbra, e enviado para Lisboa em 26 do mesmo mês, foi julgado pelo Tribunal Militar Especial em 9 de fevereiro de 1934: acusado do transporte de explosivos e de participar em reuniões relacionadas com a greve, foi condenado em 12 anos de degredo, com prisão, e vinte mil escudos de multa.

Por ter interposto recurso, o TME, em audiência de 10 de março, alterou a pena para 10 anos de degredo, ficando à disposição do Governo, por considerar “que teve uma ação menos ativa nos acontecimentos do que os seus co-réus”.

Embarcou, em 8 de setembro de 1934, para Angra do Heroísmo, com destino à Fortaleza de São João Baptista, e dois anos depois, em 23 de Outubro de 1936, foi enviado para o Tarrafal.

Libertado em 3 de novembro de 1945, ficou a residir em Cabo Verde, a seu pedido, tendo regressado a Lisboa nos anos sessenta. Depois do 25 de Abril de 1974, terá aderido ao Partido Socialista. Octogenário e com problemas de saúde, sobrevivia, segundo Edmundo Pedro, em condições muito difíceis.