banner_dossier_amilcar_cabral

 

Ficha técnica do CDT

Ficha técnica

 

  • Coordenação: Alfredo Ladeira Caldeira e João Esteves
  • Colaborações: Antónia Gato Pinto, Diana Andringa, Domingos Abrantes, Fernando Rosas, Helena Pato, Julião Soares Sousa, Luís Fonseca, Maria da Conceição Neto, Paulo Andringa Caldeira
  • Parcerias: Associação Tchiweka de Documentação (Angola), Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Guiné-Bissau)
  • Apoio: Estrutura de Missão para as Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Revolução de abril 
    (Comissária Executiva: Maria Inácia 
    Rezola)
  • Apoio técnico: HNX Systems

Agradecemos espexialmente ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo e ao seu Diretor Silvestre Lacerda a cedência de documentos e imagens relacionados com a Colónia Penal de Cabo Verde/Campo de Trabalho de Chão Bom.

Queremos agradecer, em especial, à historiadora Maria da Conceição Neto, que realizou o levantamento das notas biográficas prisionais de todos os 107 presos angolanos encarcerados no Campo de Concentração do Tarrafal/Campo de Trabalho de Chão Bom e que serão progressivamente completadas.
Afigurou-se-nos de grande utilidade disponibilizar desde já essas informações, sem prejuízo da sua atualização.

Do mesmo modo, agradecemos à RTP, através de Hilário Lopes, diretor de Relações Institucionais e Arquivo, as informações prestadas sobre os conteúdos relativos ao Tarrafal que estão disponíveis no RTP Arquivos - totalizando 86 registos da Rádio e Televisão.
Gradualmente, indicaremos os respetivos temas e ligações.

Finalmente, queremos agradecer a Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril o apoio prestado a este projeto e a compreensão da sua relevância histórica e de preservação da memória.

 

Image

 

 

Image
 
Image
 
Image
 

Este Centro de Documentação do Tarrafal está disponibilizado ao público a partir de 30 de março de 2023, no âmbito do memoriacomum.org/dossier/tarrafal.