banner_dossier_amilcar_cabral

 

Projetos

A ânsia de agradar ao “Chefe” e a conivência assumida em liquidar as vanguardas políticas que se opunham ao regime levaram à participação de alguns na conceção e criação de campos de concentração nas colónias.
O próprio regime ditatorial não estava seguro do que pretendia, salvo a noção da urgência em afastar e isolar quem se lhe opunha, agravada agora pela Revolta dos Marinheiros e pela eclosão da Guerra Civil de Espanha.. 
Em boa verdade, os primeiros campos de concentração criados em Cabo Verde (eufemisticamente designados CCPP – Campo de Concentração de Presos Políticos) eram militares e não especificamente policiais, conhecendo-se, pelo menos, os que foram criados, logo após a Revolta das Ilhas, de 1931, na ilha de Santiago, Cidade da Praia, junto ao farol e ao seminário, e na Ilha de S. Nicolau, na Ribeira Brava e no Tarrafal de S. Nicolau. Esta modalidade é a que já fora ensaiada, pelos militares, no decurso da I Guerra Mundial.
Mas tal não bastava a Salazar e à sua PVDE. Queriam mais, pois tratava-se de desterrar presos políticos e sociais e de os levar para locais ermos e inóspitos. Daí a escolha da localização do que vem a ser o Campo de Concentração do Tarrafal, como se pode observar nesta imagem.

Image


E aí aparecem os serventuários que se dedicaram à conceção e ao desenho de um campo de concentração a criar ex novo e cuja futura população prisional chega a ser estimada na ordem dos 4 000 presos.
Tentaremos incluir aqui brevemente a referência a alguns desses projetos, sem perder o seu enquadramento nos Pareceres emitidos sobre a matéria..

Como aparece expressamente referido no Decreto-lei n.º 26 539, que criou o Campo de Concentração do Tarrafal (eufemisticamente designado Colónia Penal de Cabo Verde), o governo tinha ordenado um "reconhecimento cuidadosamente feito por técnicos a diferentes ilhas do Arquipélago de Cabo Verde", em busca da "localização adequada" para o efeito.

Por outro lado, conhecem-se visitas da Comissão de Construções Prisionais, em 1935, a campos de concentração para presos políticos da Alemanha Nazi, como foi o caso da penitenciária de Straubing, na Baviera.

Image