banner

 

Momentos da Revolta

Data
Fevereiro de 1927

 

Os acontecimentos da Revolta de 3 de Fevereiro no Porto e de 7 de fevereiro em Lisboa causaram cerca de 200 mortos e quase um milhar de feridos.

Aceda a imagens das destruições provocadas pelos combates que ocorreram em Lisboa, sendo importante assinalar que foi utilizada artilharia pesada, artilharia da Marinha e ainda bombardeamentos aéreos. 

Imperando um regime de censura à imprensa, a visão dos acontecimentos que apresenta um jornal como o Diário de Lisboa permite entender melhor a situação que se vivia.  Veja a sequência de recortes seleccionados.

Entretanto, no dia 11 de fevereiro, o mesmo jornal anuncia que foi afixado nas paredes um edital que determina que "serão fuzilados todos os civis que forem encontrados com armas"

 

Anterior Seguinte

_______
O filme apresentado foi montado, no âmbito do Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, com imagens existentes na Cinemateca Nacional e que tinham sido utilizadas na exposição comissariada por Luís Farinha na Cordoaria Nacional aquando das comemorações do Centenário da República.